Por que o seu documento jurídico precisa de respiro?
- Júlio Xavier
- 29 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2022
Você já parou para pensar a importância dos espaços em brancos na formatação do seu documento jurídico? Conheça este importante princípio do design.
Respiro é um princípio do design e consiste basicamente em espaços em branco (vazios) concentrados.
É o “ar” que ocupa o espaço entre os elementos, trazendo conforto visual, sensação de organização e leveza.
Esta é uma imagem com respiro

Percebem como o espaço em branco, não preenchido, é abundante e concentrado? A boa diagramação contém esses espaços de forma deliberada. Não é um acaso ou coincidência, é um padrão. A ausência de respiro, por outro lado, costuma deixar o trabalho confuso, pesado, com aparência pouco profissional e, o pior de tudo, dilui a atenção.
Veja a diferença:
Esta é uma imagem sem respiro

Nos documentos, esse espaço em branco normalmente fica concentrado nas margens, mas ele também pode estar nos recuos ou separando títulos e elementos visuais do corpo do texto e na composição de cabeçalhos e rodapés. Do ponto de vista da tipografia, o respiro é fundamental para uma boa ergonomia visual, além de dar aquele aspecto profissional e sofisticado ao trabalho. Veja no exemplo abaixo:
Documento sem respiro

Documento com respiro

Utilizando corretamente os princípios do design os seus documentos transmitem muito mais credibilidade, profissionalismo e são lidos com mais atenção. Isso vale para qualquer tipo de documento, seja para o juiz ou para seu cliente.


Comments