top of page

Um guia para uso de imagens em petições



Sempre há dúvidas sobre o uso de imagens em petições, então segue as orientações para garantir os melhores benefícios com a aplicação correta.


1. Antes de mais nada, configure o documento para não reduzir a qualidade da imagem na exportação. No Word, vá em página inicial > opções > avançado e marque a opção "não compactar imagens no arquivo".


2. Evite fazer prints de tela inteira do computador. Na folha A4 eles podem ficar pequenos e ilegíveis (acontece muito na prática).


3. Utilize a ferramenta de captura do Windows (shift + iniciar + s) para recortes mais precisos.


4. Não utilize efeitos exagerados, como sombreados e 3D, eles dão uma aparência amadora e ultrapassada ao documento.


5. Se a imagem tiver fundo branco, aplique uma borda fina para criar uma delimitação bem definida.



Exemplo de imagem na petição com borda aplicada

6. Tenha bom senso. Uma petição com excesso desse elemento visual pode ser até mais cansativa do que uma petição sem imagens, então cuidado.


7. Faça uma boa curadoria e seja estratégico. Só coloque no corpo da petição os recortes essenciais à fluidez da narrativa ou que demonstrem de forma bem cabal os requisitos para uma tutela de urgência, por exemplo, onde a análise é naturalmente mais rápida.


8. Lugar de prova é no anexo. Não esqueça que a íntegra do documento deve estar sempre em anexo, ainda que você tenha usado ela dentro da petição.


O uso de imagens sem dúvida é uma ótima estratégia se tomados os devidos cuidados, então sempre faça escolhas deliberadas e siga os ensinamentos acima para obter o melhor resultado.






Comments


bottom of page